Servidor
Servidor é um computador potente que pode ter uma ou mais funções e/ou recursos para servir à rede. No nosso caso, o servidor possui os seguintes serviços disponíveis (principais):
- DC = Domain Controller – o Controlador de Domínio é o servidor responsável por autenticar as credenciais de contas de usuário/senha.
- DHCP = Dynamic Host Control Protocol – é o serviço responsável por distribuir endereços IP para os dispositivos que se conectam à rede, entre os finais 50 e 240 (configurável), com validade de oito dias.
- DNS = Domain Name System – sistema responsável pela resolução de nomes de domínio em endereços IP. Isso possibilita digitarmos google.com.br em vez de 142.250.218.131.
- FILE SERVER = Servidor de Arquivos – é onde ficam as pastas compartilhadas, unidades de rede.
- WDS = Windows Deployment Services – serviço para instalação de imagens do sistema operacional Windows.

Peplink
Ele é um appliance (equipamento específico para desenvolver determinadas funções dentro de um sistema) com várias funções e recursos, como:
- ROTEADOR = a função de um roteador é interligar redes distintas (ex: rede local e Internet);
- LOAD BALANCE = o Peplink possui três portas WAN, disponíveis para conexões com a Internet. Na maioria dos colégios utilizamos dois links de Internet de provedores distintos. O Peplink normalmente divide o tráfego para Internet entre as duas conexões e, na falha de uma delas, a outra assume todo o tráfego automaticamente até que a conexão com falha volte a funcionar normalmente.
- VPN = Virtual Private Network – descreve a oportunidade de estabelecer uma conexão de rede protegida ao usar redes públicas. As VPNs criptografam seu tráfego de Internet e disfarçam sua identidade online. Isso torna mais difícil para terceiros rastrear suas atividades online e roubar seus dados. A criptografia ocorre em tempo real.

Fortigate
Fortigate é um appliance utilizado para filtro de URL. São criadas políticas e regras de acesso, e estas são aplicadas a determinados grupos de usuários. Estes usuários devem estar autenticados no Fortigate para navegarem.
Ele contém o Recurso de Load Balance para a navegação na internet. O Fortigate possui duas portas WAN por padrão, disponíveis para conexões com a Internet. Na maioria dos colégios utilizamos dois links de Internet de provedores distintos. O Fortigate normalmente divide o tráfego para Internet entre as duas conexões e, na falha de uma delas, a outra assume todo o tráfego automaticamente até que a conexão com falha volte a funcionar normalmente.
Outras funções do Fortigate são:
- GATEWAY = saída da rede. Qualquer endereço que esteja fora da rede em que o dispositivo está conectado ele encaminha para o Gateway, e este reencaminha o pacote adiante e, após receber a resposta, entrega para o dispositivo que o solicitou.
- FIREWALL = é um sistema responsável por controlar e decidir se determinados pacotes de rede podem ou não entrar ou sair da rede.

Autenticação
Para que o Fortigate libere a navegação o usuário deve ser autenticado. Existem dois tipos de autenticação:
- FSSO (Fortinet Single Sign-On) – captura as credenciais digitadas no logon do Windows e as utiliza para autenticação no Fortigate.
- LDAP (Lightweight Directory Access Protocol) – solicita que as credenciais sejam digitadas no navegador. Essa autenticação dura 10 horas, portanto, será solicitada todos os dias.
Por padrão usamos a FSSO.

Internet
Cada colégio conta com um link de Internet dedicado e mais um ou dois link de Internet dedicado de algum provedor de Internet local. O roteador do link dedicado só tem uma porta liberada para a navegação, porém os links Home terão todas as suas portas disponíveis para navegação. Sendo assim, sempre terá um cabo de rede saindo do link Home para o Fortigate e outro para o Peplink, porém no caso da Internet dedicada, o cabo vai para o Switch que gerência uma VLAN especifica para esta Internet dedicada e assim liberando uma porta para a o Fortigate e outra para o Peplink.

Câmeras
Todas as unidades escolares possuem Câmeras de vigilância 24h que armazenam as imagens em um vídeo recorder. Existem três tipos de vídeo recorder.
- DVR (Digital Video Recorder) – Ele consegue gerenciar e gravar imagens de câmeras analógicas.
- HVR (Hybrid Video Recorder) – Ele consegue gerenciar e gravar imagens tanto de câmeras analógicas quanto de câmeras IP.
- NVR (Network Video Recorder) – Ele consegue gerenciar e gravar imagens de câmeras IP.
Nos colégios usamos por padrão o DVR.
